
Em Português, há muito tempo que adoptámos a palavra “biscates” para tudo o que é preciso fazer pela casa. Seja montar uma cozinha do IKEA, arranjar uma tomada ou instalar uma máquina de lavar nova, tudo isso são “biscates”. Mas como se chama a pessoa que faz esses biscates? Para isso não temos palavra, mas o Inglês dá-nos uma mãozinha com “handyman”. Um “handyman” é alguém (geralmente um homem, man) que arranja tudo e mais alguma coisa à volta da casa. Em alguns sítios mais rurais, talvez conheça estes profissionais como “um artista”.
O que faz um handyman?
Como já explicámos, um handyman é um especialista em bricolagem que faz todo o tipo de trabalhos em casa. Alguns exemplos de trabalhos para os quais pode contratar um handyman são:
- reparações para as quais não se justifica contratar um profissional especializado (como um picheleiro ou um electricista), como colocar candeeiros, trocar uma tomada ou um interruptor, arranjar as dobradiças de uma porta, arranjar os pés de um móvel que está “manco”, compor os fios das persianas, etc.
- instalação de electrodomésticos, estendais pendurados no tecto, colocar convectores eléctricos na parede, colocar toalheiros, mudar as torneiras e qualquer equipamento o que possa ser o próprio utilizador a instalar.
- manutenção de electrodomésticos e electrónicos, como mudar o filtro do exaustor, o filtro do ar-condicionado, fazer a manutenção de focos embutidos, colocar novo silicone nas janelas, cozinha e banheira, etc.
- montagem de mobília, montagem de protecções para crianças, montagem de redes nas janelas para animais, quadros de xisto, pérgolas na varanda, montagem de piscinas exteriores, balizas e cestos de basket, entre outros.
- outros serviços, como colocar papel de parede, mudar as persianas e todas aquelas coisas pequenas que vão avariando e estragando no dia a dia.
Está à procura de um mão de obra especializada? Então procure o preço de serviços para a casa na Fixando e fique a conhecer os preços médios praticados na sua zona.
Deixe uma Resposta