
A gestão de condomínios é uma tarefa árdua e muitas vezes ingrata. Mas, se o seu prédio ainda não contratou uma empresa de gestão de condomínios e é o responsável pela gestão, siga estas dicas para fazer uma gestão de condomínio eficaz!
Optimizar a comunicação com os vizinhos
Uma das coisas mais importantes para fazer uma gestão de condomínio eficaz é melhorar a comunicação com os condomínios. Talvez seja uma boa ideia ter um email só para assuntos de condomínio ou um grupo de WhatsApp com todos os vizinhos. Não se esqueça que é importante manter os proprietários com casas alugadas informados sobre o que se passa, mas também precisa de comunicar com quem vive nas casas!
Organizar todas as contas num Excel
Okay, não precisa de ser em Excel. Mas precisa de ter uma tabela em que anota tudo o que cada fracção já pagou e quanto está em dívida. Assim, tem tudo organizado para emitir tanto os recibos como as notas de cobrança cada mês ou cada trimestre. Tenha também uma tabela onde anota as despesas, de modo a perceber se o condomínio está com deficit ou com superávit.
Convocar uma reunião anual
Se está a gerir um condomínio, a sua principal função é convocar uma reunião anual e aprovar um orçamento. Embora possa parecer simples (afinal de contas, é apenas uma vez por ano!), há muitos prédios em que os vizinhos não se reúnem anualmente. Se não tem disponibilidade para apresentar um orçamento, apresente aos condóminos orçamentos de empresas de gestão de condomínios para que possam encontrar outra solução.
Ser directo com os devedores Ninguém gosta de ser o “mau da fita”. Mas, num condomínio, todos têm de contribuir. Por isso, se há condóminos com dívidas altas ao condomínio, tem de ser directo e franco. Não tenha receio de exigir as quotas em dívidas e juros de mora. Conheça melhor todos os mecanismos à sua disposição para recuperar as quotas em dívida.
Deixe uma Resposta