Se está a pensar renovar o pavimento da sua casa, o mais provável é que lhe tenham dito algo como “pões aí um pavimento flutuante e resolves isso rápido…”. Mas o que é o pavimento flutuante? Qual é a diferença entre o pavimento flutuante e o soalho?

O que é o soalho?
Vamos ao soalho, que é o pavimento clássico nas casas portuguesas. O soalho é feito de madeira maciça e cada peça é única. O pavimento de soalho pode ser afagado para limpar a madeira, retirar a camada superior, e esconder os defeitos. Esta é, aliás, uma solução muito popular para a remodelação de casas antigas.

O que é o pavimento flutuante?
Por outro lado, o pavimento flutuante é uma solução mais moderna. O pavimento flutuante é um material sintético com várias camadas entre si, em que apenas a camada superior é de madeira. As placas de parquet flutuante encaixam com um sistema de “clic” e podem ser instaladas rápido e com facilidade.
Quais são as diferenças entre o soalho e o pavimento flutuante?
- No caso do pavimento flutuante ficar danificado, tem de substituir as peças estragadas. Se houver granos mais graves, ou se não tiver peças suplentes, tem de o trocar na totalidade. A vida útil do pavimento flutuante ronda os 25 anos. Já a duração da madeira é muito variável (uso, humidade, etc), mas geralmente pode ser usada durante mais de 50 anos.
- Os pavimentos flutuantes costumam ter mais resistência à humidade e até há pavimentos com tratamento hidrófugo, adequados para uso em casas de banho e cozinhas. A madeira maciça não é recomendável para estas zonas da casa. Contudo, ambos podem dilatar com a mudança de temperatura e com a humidade, por isso podem “empolar”. Durante a colocação de pavimentos em madeira, é preciso deixar uma folga entre o piso e parede.
Os pavimentos em madeira maciça podem reparar-se. Tal como explicamos, é possível afagar o piso para restaurá-lo. Mas também pode pintar e envernizar conforme necessário. Por outro lado, o pavimento flutuante não tem reparação possível – se perder cor com o Sol, por exemplo, vai ficar sempre assim.
Deixe uma Resposta