Como entrevistar uma babysitter?

Quem tem filhos pequenos sabe que às vezes é difícil tirar 10 minutos para nós. É que às vezes nem no banho temos descanso! Mas esses 10 minutos fazem falta. A nossa sanidade mental passa por conseguirmos ter momentos de descanso em que nos podemos mimar. E, para o casal, ter algumas horas de descanso e privacidade também é essencial para que o casal continue a ser um casal e não só uma equipa de educadores, se é que me entendem!

Por isso, não sinto qualquer tipo de egoísmo quando quero tirar uma tarde para mim ou uma noite para nós. Acho que é necessário. Só que nem sempre é possível deixar os miúdos com os avós ou com a tia, porque toda a gente trabalha. Portanto, de vez em quando toca a chamar a babysitter! Agora, quando digo isto, há sempre mães que ficam boquiabertas e que me julgam por deixar os meus filhos ao cuidado de uma desconhecida.

Como já expliquei, não vejo problema nenhum, tendo os meios para isso, em contratar alguém que fique com os miúdos durante algumas horas. E depois, acho que temos de desfazer os mitos sobre as babysitters! Nunca conheci ninguém que tivesse tido um problema grave com uma babysitter. Na maior parte dos casos, são pessoas exactamente como nós à procura de ganhar algum dinheiro extra. 

No outro dia deparei-me com este artigo sobre “dicas para contratar uma babysitter com segurança” e enviei logo àquelas amigas que precisam mesmo de um descanso mas nunca querem pedir ajuda! Hoje é a minha vez de dar 4 dicas para entrevista uma babysitter com base na minha experiência. E não pensem que não sou exigente!

Deixe que a babysitter se apresente

Acho sempre que é melhor deixar que a babysitter se apresente. A maioria das pessoas está à espera que os pais façam perguntas e não preparou bem uma apresentação. E, afinal de contas, a forma como alguém se apresenta diz muito sobre aquilo que valoriza ou não. Na minha experiência, é a melhor forma de perceber se há empatia ou não. 

Pergunte que experiência tem

Evidentemente, há pessoas que falam muito bem mas que depois não têm experiência nenhuma. Por isso, a menos que a pessoa já tenha falado sobre a experiência na apresentação (o que significa que está mesmo em modo “business”!), pergunto sempre qual é a experiência que tem a fazer babysitting.

Atenção que aqui não precisa de ser um emprego formal. Já tive uma babysitter que era estudante universitária de educação infantil e que tinha (ainda) muito pouca experiência. No entanto, estava habituada a cuidar de irmãos mais novos, primas… e valorizo isso tanto como “faço babysitting há um ano para o filho do advogado y”, que não me diz nada.

Faça perguntas “e se…”

A seguir, gosto de passar para os cenários hipotéticos. Nesta fase, pergunto coisas como “o que faria se o bebé tiver febre?”, “e se não conseguir adormecer o meu filho de 3 anos durante 2 horas?” (vocês podem fazer os vossos cenários consoante aquilo que pode correr pior no vosso caso!). 

Já tive pessoas que me disseram que “me ligavam imediatamente” ou que me “ligavam passado meia hora” e sinceramente a ideia não é essa! Por isso, gosto de pessoas que me dão respostas mais proativas como “contava uma história”, “tentava contar carneiros”, “fazia um copo de leite quente” ou até “tentava fazer meditação com o bebé”. Qualquer pessoa que me pareça desenrascada e que consiga pensar em várias alternativas ganha o meu respeito.

Peça referências

Por último, peça referências! Diga algo do género “gostei muito da sua entrevista e do que disse, mas será que me pode dar referências? É possível contactar alguém que tenha trabalhado consigo no passado?”. Aqui temos muitos problemas com estas coisas, mas lá fora é totalmente normal ligar e pedir referências.

Quando telefono, pergunto primeiro “estou a falar com a pessoa tal e tal?” (para ter a certeza que não é uma amiga da babysitter!) e depois digo “estou a telefonar por causa da sua babysitter (sem dizer o nome)” e vejo se a informação sai toda espontaneamente, tal como na entrevista. Nunca falha! 
E agora, já estão a pensar contratar uma babysitter para irem ao cinema ou darem uma escapadela durante umas 6 horitas? Então, deixo-vos aqui o link onde podem encontrar uma babysitter no Porto (e também podem espreitar quanto custa uma babysitter no Porto em babysitter Porto preços). Se forem de outra cidade não desanimem, só têm de ajustar o código postal! Beijinhos!

Deixe um comentário

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

O Open Space

Dicas e sugestões para lidar com as questões mais práticas da vida, mas que tantas vezes nos passam ao lado.

De.cor

Inspiração e dicas sobre decoração de interiores

alonewithapaper.wordpress.com/

Histórias de uma jovem mulher sonhadora, apaixonada por moda e decoração e aspirante a escritora.

Casamento e Estilo

Blog de conteúdos direcionados para a noiva moderna

O Open Space

Dicas e sugestões para lidar com as questões mais práticas da vida, mas que tantas vezes nos passam ao lado.

De.cor

Inspiração e dicas sobre decoração de interiores

alonewithapaper.wordpress.com/

Histórias de uma jovem mulher sonhadora, apaixonada por moda e decoração e aspirante a escritora.

Casamento e Estilo

Blog de conteúdos direcionados para a noiva moderna

Dicas e Planeamento | Eventos e Festas

Dicas e Planeamento para organizar Eventos e Festas

Comer bem e saudável

Dicas de alimentação saudável. Tudo para que se sinta bem.

Casa & Decoração

Dicas para organizar e decorar a sua casa como sempre idealizou

Tudo sobre exercício e bem-estar

Dicas sobre exercício físico e bem-estar